Acontece

Os pôsteres icônicos de Enzo Mari
Postado em 04/05/2016

Fonte: Casa Vogue

 
Estudos para Oito, O Ganso, mostrando o processo de redução de linhas e formas em busca do essencial
 
O pensador e crítico Enzo Mari, nascido em 1932, é um dos maiores representantes do chamado "período dourado" (anos 1950) do design italiano e detentor de cinco títulos Compasso d´Oro, que é o prêmio mais importante da área.
 
Enzo Mari, vencedor de cinco prêmios Compasso D´Oro (Foto: Divulgação)

Mari começou a trabalhar nos desenhos que constituem a Serie della Natura em 1957, quando criou a primeira versão do Jogo das Fábulas. A partir do engenhoso jogo infantil, o designer experimentou representar algumas das figuras em posteres maiores, e o fato de as imagens representarem elementos da natureza inspirou o nome desta série, concebida entre 1961 e 1976.  

Não há um quadro original, uma vez que são todos serigrafias, e essa idéia reitera o conceito dos múltiplos de arte. Uma vez prontos, os quadros eram vendidos com duas barras de alumínio nas extremidades, para fácil fixação em parede. Mais tarde, o alumínio foi trocado pelo PVC preto, mantendo o despojamento e evitando os detalhes desnecessários.
 
Jogo das Fábulas, em que os personagens de diversas fábulas se encontram de forma aleatória, de acordo com o encaixe das cartas 

A procura incansável pela essência das coisas e das imagens, por meio da redução ou até da eliminação de todo o supérfluo, desemboca em pôsteres de minimalismo lúdico e elegante.

Em sua autobiografia 25 modi per piantare un chiodo (25 modos de pregar um prego), ele afirma que, mais do que retratar um ganso, o importante era expressar a "gansidão" de todos os gansos do mundo. 

A primeira figura a ser representada foi a maçã. Mari afirma que escolheu a fruta porque tinha algo a ver com a árvore do Éden. O tamanho do poster é grande - 1,12 m x 1,12 m - para que o desenho das curvas fosse trabalhado com qualidade, já que a busca era por uma imagem que simbolizasse a "maçã absoluta". Este trabalho de aperfeiçoamento do desenho levou um ano para ser concluído.
 
Um, a Maçã


Dois, a Pera


Três, a Maçã e a Pera
 
Segundo Bruno Munari, o grande mestre de Mari, a produção em série permite que todos se cerquem de figuras que enriqueçam sua cultura visual, uma das funções do desenho gráfico e industrial.

Atualmente, apenas alguns elementos ainda estão em produção pela Danese Milano. São eles: Um, a Maçã; Dois, a Pera (presente neste projeto de Kiko Salomão); Três, a Maçã e a Pera; Quatro, a Pantera; Seis, o Urso; Sete, o Leão; Oito, o Ganso; Catorze, a Rã; Quinze, o Gorila e Dezoito, o Porquinho. Dez, o Vulcão e Treze, Cogumelinhos infelizmente saíram de linha.
 
Quatro, a Pantera


Seis, o Urso


Sete, o Leão


Catorze, a Rã


Quinze, o Gorila


Dezoito, o Porquinho


Dez, o Vulcão


Treze, Cogumelinhos