Acontece

Gijs Van Vaerenbergh
Postado em 03/08/2015

Fonte: Archdaily

 
Gijs Van Vaerenbergh, uma colaboração artística entre os arquitetos Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh, criou uma intervenção labiríntica no coração do c-mine Arts Centre em Genk, Bélgica. O projeto dessa instalação escultórica-espacial se baseia nos interesses dos artistas em tipologias arquitetônicas fundamentais; instalações realizadas anteriormente pela dupla se basearam em estruturas como o portal da cidade, a ponte e o domo. Aqui, a milenar forma do labirinto é explorada como uma experiência espacial em uma composição única de paredes e vazios.

Formando um quadrado de 37,5 metros de lado e pesando 186 toneladas, as chapas metálicas de 5mm de espessura foram perfuradas para criar uma série de molduras. Segundo os designers, através de uma "sucessão monótona de altos corredores, o observador é confrontado com aberturas que revelam o que há do outro lado das paredes." Vistas a partir de certas perspectivas, as molduras são "fragmentadas, ao passo que, a partir de outros pontos de vista, toda a forma recortada é revelada." Algumas das molduras também se abrem para o ambiente externo, que se torna um ponto de orientação durante a jornada.

Deste modo, a instalação também interage com o contexto do c-mine. "Subindo nas antigas torres de mineração, pode-se ver a estrutura de cima e olhar para baixo em direção aos visitantes que caminham."

Para Koen Sels, o trabalho do Gijs Van Vaerenbergh "se origina de uma `ignorância´ encenada sobre o que é arquitetura, o que os leva a investigar o que ela poderia ser."

Para Sels, "Labyrinth é uma tipologia que se revela como tipologia. Em um nível, isso ocorre ao dirigir os movimentos do usuário para uma extensão absurda, que também é o caso do labirinto clássico. Ao mesmo tempo, no entanto, a estrutura tradicional é transformada por uma série de operações booleanas."

A instalação permanece montada no centro c-mine, em Gerk, até dia 30 de setembro deste ano. A obra contou com a participação dos engenheiros da Bollinger + Grohmann e foi executada por Meuwes Laswerken.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!