Acontece

SP-Arte/Foto: os highlights da 10ª edição
Postado em 30/08/2016

Fonte: Casa Vogue

 
A feira SP-Arte/Foto comemora sua 10ª edição com imagens da velha guarda – sempre bom ver e ter – e obras de jovens artistas promissores. Tão forte quanto a própria SP Arte, a feira está ficando cada vez mais interessante e é um ótimo programa para o fim de semana! Confira, a seguir, as melhores galerias, artistas e obras que estarão no Shopping JK Iguatemi até 28 de agosto. 

Luciana Brito

Representante brasileira de Marina Abramović (chamada “avó da performance”), Luciana Brito montou um dos stands mais interessantes desta edição da feira: só trouxe fotos de artistas que trabalham com performances. Destaque para Delirio Atópico (Edificio Monserrate), do mexicano Hector Zamora, e Corpo Ruindo, de Paula Garcia – artista paulistana que trabalha com a própria Marina e fez a performance da foto durante a exposição Terra Comunal - Marina Abramovic, no Sesc Pompéia.


 
 
Pinakotheke Cultural

Max Perlingeiro, diretor da Pinakotheke Cultural, começou a representar Carlos Vergara ano passado e apresenta, na SP Foto, a impressão de algumas fotos da série Carnaval, feita por Vergara entre 1972 e 1976. É, de fato, uma das preciosidades deste ano.


Galeria Fass

Se você gosta de clássicos, não deixe de passar no espaço da Galeria Fass. Lá você poderá encontrar uma coleção de belíssimas fotos de German Lorca e László Moholy Nagy. Em tempo: a galeria investiu em paredes coloridas para realçar as imagens em preto e branco. Ponto para eles.
 
German Lorca, série Folhagens


Fotos de László Moholy Nagy ganham destaque na parede roxa
 
Baró Galeria

Maria Baró chegou no shopping JK com uma nova representação: a francesa Juliette-Andréa Elie. Ela promete conquistar os colecionadores que gostam de imagens líricas com suas fotos de peixes e paisagens translucidas com gravações em relevo.

 

FOTOSPOT

E por falar em Carnaval...a FotoSpot sempre traz fotos bacanérrimas de nomes como Cristiano Mascaro e Cassio Vasconcellos - sua foto da série Carnaval chama a atenção desta vez: as escolas vistas de cima e apresentadas de forma simétrica dão um ar diferente ao colorido e organicidade do carnaval.
 
Piscina USP, de Cassio Vasconcellos


Garota Na Janela, de Cristiano Mascaro
 
Galeria Vermelho e SIM

Um dos artistas que está na minha mira há alguns anos e não para de me encantar: Marcelo Moscheta. Ele apresenta trabalhos lindos na Galeria Vermelho e SIM. Todos nasceram de uma residência que ele fez no Deserto do Atacama. No início deste ano Marcelo recebeu o prêmio ICCo/SP-Arte e ganhou uma residência na Flora ars + natura – uma das instituições culturais mais bacanas de Bogotá, comandada pelo curador José Roca. E vem coisa boa por aí quando ele voltar. Certeza!


Casa Triângulo

Ricardo Trevisan apresenta novos trabalhos de Ivan Grilo. Ele faz uma pesquisa linda sobre narrativas paralelas à História do Brasil oficial. Nos últimos tempos, buscou heróis esquecidos ou inventados como Dandara dos Palmares, Aqualtune e Chico Rei, um rei no Congo que acabou vindo escravizado para o Brasil para trabalhar numa mina de ouro. Diz a lenda (não se sabe se ele existiu ou não) que ele escondia ouro no cabelo e, com isso, conseguiu comprar sua alforria e de muitos outros e foi novamente coroado em Ouro Preto. Em setembro, Ivan abre a exposição “preciso te contar sobre amanhã” na Luciana Caravello Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.

SP-Arte/Foto
Quando: até 28 de agosto
Onde: Shopping JK Iguatemi - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, 3º piso. 
Entrada gratuita.