Acontece

Arte Popular Brasileira: J. Borges ganha exposição em São Paulo
Postado em 20/03/2017

Fonte: Casa Vogue


 
"O que me inspira é a vida, a continuação, o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto", afirma o artista visual e cordelista brasileiro José Francisco Borges, conhecido como J. Borges que recebe exposição na CAIXA Cultural São Paulo em homenagem aos seus 80 anos de carreira.

Criador de folhetos de Cordel como o "Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina", que vendeu mais de cinco mil exemplares em dois meses, Borges versava sobre fatos políticos, lendários, folclóricos ou pitorescos e foi considerado pelo escritor Ariano Suassuna o melhor gravador popular do Brasil.
 

Com curadoria de José Carlos Viana e Marcelle Farias, a mostra, reúne alguns de seus poemas e uma coletânea de 30 xilogravuras, sendo dez inéditas, além de uma oficina de xilogravura, ministrada por Bacaro Borges, filho do artista, a ser realizada nos dias 18 e 19 de abril.

J. Borges é, literalmente, Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Estado aos mestres da cultura popular pernambucana que são reconhecidos como um "patrimônio imaterial".

“J. BORGES - 80 ANOS”
 
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111.
Visitação: 12 de março a 7 de maio de 2017
Horário: 9h às 19h (terça a domingo)
Classificação Livre