Acontece

Designer italiano Ettore Sottsass ganha exposição em São Paulo
Postado em 21/03/2017

Fonte: Casa Vogue

 
 
Compondo a programação do Italian Design Day, iniciativa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália para comemorar a excelência do design italiano, o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, recebe a partir do dia 28 de março a exposição Sottsass Olivetti Synthesis.

Na mostra, estarão expostos móveis e objetos da linha desenhada para o escritório Synthesis 45 por Ettore Sottsass (1917-2007) - designer italiano que ganhou fama internacional por sua atuação frente ao grupo Memphis e é considerado por Renato Poma, diretor do Instituto Italiano di Cultura de São Paulo, "um dos mais geniais intérpretes do estilo italiano". Neste ano, comemora-se o centenário de nascimento de Sottsass.
 

Na realização da linha, Sottsass e seus colaboradores redesenharam o ambiente de trabalho, criando um modelo com maior flexibilidade de arranjos e respeito pela liberdade do indivíduo. "Na época, a proposta trouxe uma nova estética para escritórios abertos, formalmente mais descontraída e colorida”, observa Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.
 

Com ampla ambientação gráfica, a exposição apresenta cerca de 50 peças, que vão desde os objetos básicos de um escritório da década de 1970, como mesas, cadeiras e máquinas de escrever, até acessórios mais simples, como porta guarda-chuvas, lixeiras e cinzeiros.

A mostra chega a São Paulo após uma primeira exibição na XV Bienal de Arquitetura de Veneza, no showroom da Olivetti - marca responsável por apresentar a linha pela primeira vez em 1972. A Sottsass Olivetti Synthesis ficará aberta ao público até o dia 14 maio, com entradas gratuitas nos fins de semana e feriados.

Sottsass Olivetti Synthesis

Visitação: De 28 de março até 14 de Maio
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h 
Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo.