Dicas

10 flores para deixar seu jardim mais perfumado

Fonte: Revista Casa e Jardim

As plantas que você cultiva em seu jardim podem ser marcantes pelas cores e formatos, mas tem outro aspecto que pode deixar o espaço, por menor que seja, ainda mais charmoso: o perfume. Confira uma seleção de dez flores diferentes que podem trazer um cheirinho natural para sua casa

Com forte perfume de mel, a alisso gosta de pleno sol em clima frio e meia-sombra, em locais mais quentes. Floresce no verão. É usada em forrações ou maciços (Foto: Edu Castello e Pedro Abude / Casa e Jardim)
(Foto Edu Castello e Pedro Abude/Casa e Jardim)

Álisso
O álisso é uma pequena flor que pode encher seu jardim com seu perfume de mel. Se apresenta nas cores branca, rosa, alaranjada ou roxa, e pode ser plantado com outras espécies ou sozinho.

Madressilva (Foto: Reprodução/Floreswiki)
(Foto Reprodução/Floreswiki)

Madressilva
A madressilva tem perfume bastante doce e pequenas flores brancas ou amarelas. Pode ser usada para cobrir pérgolas, cercas, treliças e muros.

Rosas (Foto: Reprodução/Giuliana Flores)
(Foto Reprodução/Giuliana Flores)

Rosa
O perfume da rosa já é bastante conhecido. Disponível em várias cores e tamanhos, a roseira pode ser plantada em vasos sozinha ou em grupo, compondo um cenário colorido e cheiroso no jardim.

Cravo (Foto: Reprodução/Plantei)
(Foto Reprodução/Plantei)

Cravos
O perfume do cravo também não é novidade para a maioria. Sua flor pode ser branca, rosa, vermelha ou amarela, sempre com a borda recortada. Com tantas variedades, garante ainda mais charme quando plantado em conjunto no jardim.

Lavanda (Foto: Reprodução/Dro Ervas e Flores)
(Foto Reprodução/Dro Ervas e Flores)

Lavanda
O cheiro da lavanda, ou alfazema, está muito presente em vários produtos do dia a dia. As flores são azuis ou roxas, e ficam ainda mais bonitas quando plantadas em pequenas cercas-vivas, jardineiras ou arbustos isolados. 

Gardenia (Foto: Reprodução/Peter Paiva)
(Foto Reprodução/Peter Paiva)

Gardênias
Essas flores tem perfume forte e doce, e coloração branca. Após o amadurecimento, elas apresentam tons amarelados. Podem ser cultivadas sozinhas, próximo à portas e janelas, onde se possa sentir seu cheiro.

Jasmim-dos-açores (Foto: Reprodução/Bolg de Cássia)
(Foto Reprodução/Bolg de Cássia)

Jasmim-dos-açores
É uma trepadeira com flores brancas e muito perfumadas. Bastante utilizada para revestir grades, treliças e pérgolas.

Manacá-de-cheiro (Foto: Reprodução/Horta à porta)
(Foto Reprodução/Horta à porta)

Manacá-de-cheiro
Como o próprio nome diz, é um arbusto nativo com muito perfume.  As flores nascem azul-arroxeadas e aos poucos acabam se tornando brancas. Por conta disso, com o passar do tempo, a planta fica colorida com tons diferentes.

Dama da noite (Foto: Reprodução/Conceito de ecologia)
(Foto Reprodução/Conceito de ecologia)

Jasmim-da-noite
O perfume dessa planta exala principalmente a noite, como lembra o nome. Ela tem caule ereto que se torna pendente nas pontas, onde surgem as pequenas flores brancas. Normalmente plantada sozinha, é uma ótima aquisição para qualquer jardim que precise de um perfume intenso.