Projeto

Apto de 45 m² reflete estilo urbano de morador
Postado em 24/03/2017

Fonte: Casa Vogue

 
Concreto, tubulações aparentes e espaço para bikes se destacam na decoração para um jovem de Porto Alegre
 
A rigidez e a velocidade dos grandes centros urbanos em contraste com elementos rústicos e a tranquilidade do campo — o duo de estilos tem uma presença marcante neste apartamento pequeno em Porto Alegre, criação da arquiteta Mariana Andrade, do escritório Syndrome Ideas. Tudo ali foi especialmente pensado para refletir o jeito do morador, um jovem de 27 anos apaixonado por esportes, música e cozinhar. 
 
 

O apartamento de 16 anos possuía um visual clássico e layout compartimentado. A primeira fase, então, foi remodelar estar, jantar e cozinha, integrando-os com a varanda. Os antigos forros de gesso e madeira foram removidos para aumentar o pé-direito de toda a área. A intervenção foi intensa, porém necessária para garantir a estética e deixar aparentes as tubulações elétricas. 
 
 

No quebra-quebra, também aproveitou-se para fazer o reforço acústico, incluindo ali novas janelas, inclusive em madeira, dando o toque rústico desejado que faz conjunto com os tijolinhos da sala e os revestimentos da cozinha com textura amadeirada.
 
 

A laje de concreto, exposta para a reforma, também ficou à vista — uma escolha que abriu espaço para aplicar o cinza nas paredes, no porcelanato do piso, mobiliário fixo da cozinha e outros itens da decoração.
 
 

E se os 45 m² davam aquela sensação de aperto na configuração antiga, agora parecem o dobro. Não é à toa que coube até um pequeno estacionamento para as bicicletas do proprietário!